Menu

A gratidão e os antepassados

A gratidão e os antepassados
Publicado dia 4/8/2020 11:35:16 AM em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

"Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos".
Joseph Campbell


Em português antigo, usava-se a expressão "graças vos dou" para dizer o que hoje dizemos com a palavra "obrigado". No entanto, "dar graças" é muito mais apropriado, pois tem um sentido amplo e pode ser usado em qualquer situação em que alguém deseje exercer a gratidão por um bem recebido. Já "obrigado", que é a forma reduzida de "fico-lhe obrigado", encerra a ideia de que a pessoa se torna devedora por um favor prestado a ela. Ou seja, fica ligada, atada, amarrada a quem a auxiliou.

No que se refere aos nossos antepassados, quando os incluímos em nossas orações, eles recebem o conforto e a vibração do aconchego. Assim, quando emanamos gratidão por tudo que nossos antepassados vivenciaram para que nos tornássemos quem hoje somos, eles recebem luz e evoluem. Essa vibração de gratidão está intimamente ligada ao perdão. Ela liberta, não aprisiona.

Todos temos antepassados que amamos e que nos deixaram um legado de amor e alegria. Mas, do outro lado da balança, existem também os antepassados que provocaram dor, mágoa e ressentimentos durante sua passagem na vida terrena. É principalmente para estes que se deve emanar o sentimento de gratidão, pois foi por meio da provação deles que crescemos e ficamos mais fortes. A dor e o amadurecimento que tiveram de passar se transformaram em lição de vida para nós.

Exemplo:
O pai que saiu do lar deixando a família abandonada à própria sorte, passando fome, sem recursos, sujeita à ajuda de outras pessoas ou de instituições. Diante desse fato, para sobreviver, os membros da família precisaram desenvolver vários atributos, como coragem, resignação e sacrifício. Na dor e na necessidade também houve o aprendizado da superação. De certa forma, é nas adversidades que ficamos mais fortes e vacinados contra os imprevistos da vida.

Assim, quando você emana gratidão a seus antepassados, mesmo que a vivência deles tenha sido na dor, eles recebem luz e, ao mesmo tempo, você está, de forma natural, desenvolvendo o perdão. O saldo é positivo porque, consequentemente, você está mais forte ao transitar na esfera do perdão, e não da mágoa ou do ressentimento.

Para algumas pessoas, o caminho é curto e agradável. Para outras, a trilha é acidentada. Mas é justamente na impossibilidade de desistir da caminhada que o milagre acontece. A todo momento, cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de Tornar-se.

A felicidade é uma energia celestial que existe dentro de nós, não importa em que circunstância da vida estejamos. Com a gratidão, mesmo na dor, estaremos mais próximos da Divindade e da paz interior.


por Miriam Carvalho

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 489


Sobre o autor
mi
Miriam Carvalho é colaboradora do Site e atende em S. Paulo pelo fone: (11) 9-9314-8470. mibnn
Suas especialidades são: Numerologia, Tarô Iniciático, Tarô Egípcio, Aromaterapia, Cromoterapia, Cristais e Runas. Conheça as Runas e Acesse as Orações e Invocações.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa