Menu

Como sobreviver a pais narcisistas perversos?

Como sobreviver a pais narcisistas perversos?
Publicado dia 4/8/2020 11:35:21 AM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Filhos de pais narcisistas perversos, desde muito cedo são programados para os satisfazerem em suas infinitas demandas a fim de que seus egos sejam enaltecidos. Como regra geral, qualquer expressão que possa ofuscar a imagem de grandiosidade, o palco e o brilho que estes pais tanto perseguem, deve ser exterminada. Neste acordo silencioso fica subliminarmente combinado que os filhos jamais podem parecer que são mais que os pais e em hipótese alguma devem cogitar mostrar terem luz própria sob pena de passarem por toda sorte de retaliação. Como se não bastasse, aqueles que ousam acordar e mesmo os que sem noção do que ocorre ficam à mercê deste tipo de subjugação, sem alternativas, ainda são induzidos a se apresentarem ao mundo como o protótipo da família ideal.

Quando existe alguma clareza sobre o drama no qual estão envolvidos, ao menor sinal de revolta, como força coercitiva, recebem toda sorte de humilhações, desqualificações e inserções de culpas. Uma ditadura dentro de um cárcere que visa recolocá-los na inconsciência dos fatos, mantendo-os a serviço deles.

Em suas artimanhas, tais pais quando revelados, costumeiramente se comportam como vítimas, acusando filhos de serem maus, abusando do papel que têm como genitores, inserindo culpas no intuito de fazê-los recuar em suas percepções. Com isso costumam deitar e rolar em manobras manipulativas como o gaslight, que é um padrão de abuso psicológico no qual as realidades vivenciadas são recontadas de modo totalmente distorcido e onde os fatos importantes são omitidos, desqualificados ou inventados. A intenção desses tipos patológicos de pais é de fazer as vítimas, no caso os filhos, duvidarem de suas memórias, percepção e sanidade para que possam continuar existindo acima de tudo e de todos.

O filho que ousar revelar o que acontece por debaixo das camufladas ações, receberá toda sorte de ataques emocionais. Os pais baterão de frente com a cega certeza de que conseguirão novamente anestesiar suas "crias".

Um dos aspectos mais terríveis desse estado de adoecimento do psiquismo consiste na real indisponibilidade emocional de reconhecerem o mal que fazem aos próprios filhos. Invertem suas responsabilidades jogando pesado quando os acusam de hiperdimensionarem as situações desagradáveis por eles provocadas, tentando diminuir o que fizeram ou falaram. O paradoxo maior ocorre quando visam desqualificar a importância do que fazem, mas em suas falas avisam que estão super magoados com a tamanha proporção que os filhos dão aos acontecidos, muitas vezes fazendo uso de ironia.

Enquanto estes filhos não entenderem que seus pais têm um adoecimento patológico, provavelmente transitarão em meio a sentimentos angustiosos, sempre à espera de um novo ataque, que inevitavelmente virá.

Aprender que pais narcisistas perversos costumam minar toda e qualquer expressão otimista que um filho pode ter perante a vida. Aprender que quando desmascarados em suas "brincadeiras", referências desqualificadoras, ou falas não edificantes, se enfurecerão de forma alucinada e conseguir sair desses cenários difíceis é tarefa árdua que na maioria das vezes necessita de muita terapia para que o autorresgate possa efetivamente acontecer.

Compreender que se pode dar limites quando as pessoas não são legais, que se pode escolher sem medo de ser abandonado, que se está livre para validar quem se é de verdade sem precisar ficar ansioso e nem hiper vigilante com receio de alguma crítica, julgamento, humilhação ou retaliação, vale uma vida. Você não acha?
Abuso emocional?? Não!!
Quanto mais despertos, melhor!




por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstar Avaliação: 2 | Votos: 680


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa