Menu

O que acontece quando você perde a razão para um Narcisista Perverso?

O que acontece quando você perde a razão para um Narcisista Perverso?
Publicado dia 4/8/2020 11:35:23 AM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma das maiores vantagens que os narcisistas perversos podem ter sobre as pessoas que estão à sua volta ocorre quando conseguem fazê-las perderem a razão.
As reações desmedidas das vítimas envolvidas nas teias de tais abusadores costumam ocorrer nos derradeiros momentos em que se veem em desespero maior por conta de não serem vistas ou ouvidas e também pelo acuamento coercitivo que passam na intenção de fazerem-nas aceitar, de modo cego, situações das mais incoerentes e bizarras de desrespeito.

O pior momento, porém, ocorre quando além de tudo isso, tais personagens deste macabro cenário insistem em negar, distorcendo todas as percepções que as vítimas possam ter, acusando-as de várias maneiras pelos infortúnios que estariam causando.
Obviamente que tais infortúnios nada mais são do que invenções manipulativas criadas com o intuito de invalidar qualquer forma de existência que não seja a deles. Só eles e apenas eles podem brilhar e enquanto estiverem como dominantes em seus reinados, esta será a lei soberana.

Como resposta, quando ainda estão envolvidas, para não se deprimirem por demais e em nome de não sentirem que estão enlouquecendo, muitas vezes, as vítimas reagem de modo bastante intenso chegando pelo desespero, a brigar. Partem, portanto, quando ainda tem forças, para essas medidas drásticas de ação, que infelizmente no final das contas, apenas depõem mais ainda contra a legitimidade de suas próprias percepções, pois para o deleite de tais abusadores, essas atitudes acabam sendo denunciadas por eles mesmos como uma forma de loucura e descompensação. Não perderão um segundo sequer para usarem estes episódios no intuito de as difamarem no pior sentido. Nestes casos, mais do que em qualquer outro, atitudes descontroladas funcionam como excelentes ferramentas para que narcisistas perversos desviem a atenção de algo real e legítimo no qual as vítimas exaustivamente estão tentando se defender e se explicar. Em grande parte das situações, permanecem irredutíveis impondo suas incessantes críticas sobre o quanto não se é bom o suficiente para com eles, o quanto que ele não foi ou está sendo enaltecido como supostamente imagina merecer e também nas situações em que não se fica cego acolhendo suas mentiras grandiosas e desejos desmedidos e, para finalizar, ainda desqualificam tudo o que pode significar ser um outro ao lado deles.

Na teoria impositiva do narcisista perverso, nada é mais lógico que as pessoas envolvidas com eles tenham que passar por cima de si mesmas em nome de atendê-los em suas infinitas demandas de magnanimidade. Afinal, este tipo psicológico tem absoluta certeza de que é o ser mais especial do universo e qualquer um que entrar neste conto fará parte de um único espetáculo, o dele.

As manipulações, na maioria das vezes, vêm num grau de sofisticação tão elaborado que as próprias vítimas, depois da confusão ocasionada, mesmo quando indignadas de início, ainda passam por uma lavagem cerebral de sucesso, porque os abusadores têm a proeza de conseguir fazer com que elas se percam do sentido de realidade, a ponto de que juntamente com eles, mudem o foco do motivo que as enlouqueceram, insanamente culpando-se pelas ações desespero. Momentaneamente, essas vítimas tiveram reações de sobrevivência que resultaram em explosões emocionais e por, conta disso, acabam ficando como as loucas da história.

O assunto é tão sério, tão delicado e tão sutil que vale muito a pena ser exemplificado para que fique claro para todos os envolvidos como também para que as pessoas desavisadas saibam o que existe por aí e que está bem mais próximo de todos, do que se pode suspeitar.

O mais dramático é quando até o descontrole emocional não mais acontece como um mecanismo de sobrevivência e de defesa pessoal. Nessas ocasiões, muitas das vítimas, inclusive chegam a acreditar que são as responsáveis pelas acusações sofridas. Já se encontram num estado tão alterado de percepção que não têm noção de mais nada, além de aceitar cegamente as ditaduras e crenças impostas pelos abusadores. Um momento extremamente perigoso, porque é quando o ser humano desiste de si mesmo.

A maioria das vítimas necessita de muita ajuda terapêutica para que possam saber diferenciar o joio do trigo. Como o tema sobre narcisismo perverso e abuso emocional vem sendo bastante difundido ultimamente, por mais incrível que possa parecer, está se tornando cada vez mais frequente receber em meu consultório pessoas que são acusadas de serem os abusadores e que, na verdade, são as que estão anos a fio sendo abusadas, mas que ainda não têm capacidade para discernir o que de fato está ocorrendo em suas vidas. Estas literalmente estão morando com o perigo e não sabem. Chegam no consultório deprimidas, exaustas e querendo ser melhores para os parceiros. Infelizmente algo que dificilmente conseguirão neste tipo de dinâmica adoecida. Abusadores precisam de pessoas emocionalmente insanas ao seu lado para que possam contar a si mesmos o quanto que são bons, bacanas e importantes. Uma tentativa totalmente inconsciente e enlouquecida que busca mascarar esse fundo falso e vazio que todos eles têm dentro de si. Freneticamente, precisam ter uma identidade e acham que negando o outro e tendo tudo para si mesmos de modo egoístico serão alguém. Ledo engano.

Quanto mais despertos, melhor!


por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 236


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa